Sigam-me

www.twitter.com/celiaschultz
Qualquer aventura começa quando somos obrigados a descobrirmos quem somos.

Vejam também: www.diariodececilia.blogspot.com

celiaschultz@hotmail.com

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Gestação aos 40, um risco.

Ontem postei um pedido de votos numa respeitada Comunidade do Orkut e fui questionada sobre os riscos de uma gestação pós 40, uma pessoa chegou inclusive a afirmar que isso seria crime visto que implicaria riscos diretos e permanentes ao feto..
Bem, gostaria de me posicionar sobre isso nesse momento.
Realmente, os riscos estatisticamente são mais amplos se comparados à gestações de mulheres que não atingiram os 30 anos ainda. Parece que existe um envelhecimento do óvulo. Vocês sabem, já nascemos com um número estático de óvulos, eles são nossa maior célula e assim como o restante de nosso corpo, eles envelhecem e perdem propriedades do DNA..
Eu sabia de tudo isso, tanto que já estava extremamente feliz com meus 2 filhos, que já são adolescentes. Não pensava nem acreditava que pudesse gerar mais um..
Nunca tomei cuidados extremos, ou seja, em poucos momentos usei métodos contraceptivos, isso porque todos eles me faziam muito mal. A tabela sempre funcionou e eu acreditava piamente nela.. Todavia em um determinado mês, que não sei dar precisão, acredito que meus hormônios foram alterados e isso nunca tinha ocorrido..De início pensei que era hipotiroidismo, depois pensei que era menopausa precoce, enfim com 2 meses de atraso, fiz o teste de farmácia que me mostrou o que eu jamais poderia prever.
Tanto eu como o pai da criança (o namorado) nos chocamos, parecia que não mais podíamos raciocinar..Sem dizer que nenhum de nós dois estava preparado ou tinha estrutura para tal obra. Em primeiro momento, chegamos a pensar em falar com um médico, explicar sobre a minha idade e pedir um aborto, já que eu deveria estar com umas 10 semanas.. No entanto, é algo muito estranho a gente dormir com algo vivo dentro de nosso cerne, imaginando que iremos colocar data para o seu final.
Jamais condenaria quem faz esse tipo de coisa, acho que cada Ser sabe o peso que pode suportar, porém eu não consegui e nem o pai dele.
Estranhamente, quando eu apenas suspeitava que estaria grávida, pois pela primeira vez em 13 anos estava atrasando o ciclo, eu sonhei com um menino de uns 10 anos e ele  me disse " Por que você vai fazer isso comigo?". Bem, depois de comprovada a gestação, era nesse sonho que eu pensava. Interessante que só soube que esperava um garoto com 25 semanas de gestação.
Essa gravidez não teve absolutamente nada de tranquila, depois que passou a fase de não-aceitação do fato, eu fui ler vários sites na net sobre gravidez nessa fase da vida e li tudo de ruim que poderia haver..O medo de como esse bebê me chegaria era enorme, me torturou até a semana do parto..As vezes, para me convencer e me auto-tranquilizar, eu pensava "Mas se o óvulo estava bom para ser fecundado tão facilmente, então não deve ter sofrido prejuízos" ...Bem, tudo que eu pensava assim eram apenas paliativos para o medo dessa nova situação..
Por fim, resolvi respirar fundo e não mais pensar em nada..Quando a gente não tem muito o que fazer e a onda é maior que nossa altura, é melhor abaixar e deixar que ela passe (ondas gigantes sempre passam e se quebram depois assim como as pequenas). Tudo sempre passa..
O Francesco nasceu bem! Talvez a genética tenha nos ajudado.
Eu não sei o que dizer para alguém que esteja pensando em ter filhos com a idade que tive, até porque, como eu disse, eu não planejei tal situação, apenas a aceitei com todos os riscos que poderiam estar contemplados..
Assim também não sei dizer se, conscientemente, fazer filhos nessa idade seja uma conduta criminosa pelos riscos que o fato implicaria ao feto..O que sei é que somos um misto de preconceitos e rótulos e isso nos dá a ilusória capacidade de julgar e condenar os demais..
As estatísticas nunca são plenas, não sei se fui "somada" a alguma boa. Já vi mulheres de 46 anos engravidarem e dar tudo certo e já vi mulheres de 23 engravidarem e terem problemas.
Não tive nenhum problema de saúde física, embora sempre gozei de boa saúde (tenho descendência negra e minha avó morreu com 104 anos rs), entretanto, tive conflitos emocionais que foram graves e sobrevivi a estes também..
Aqui na terra sempre somos colocados à prova e são as provas que garantem a sobrevivência da espécie, porque nos torna mais fortes..
O Francesco abalou nossas bases, nos tirou do cotidiano idealizado, ficamos mais duros, tive que dormir no chão da sala fria, porém não dá mais para imaginar a vida sem ele aqui em casa. Nós somos sua primeira aventura. Entre erros e acertos, queremos acertar mais e nisso essa minha idade deverá ajudar.
Em suma, como Sartre dizia "Estamos condenados a sermos livres" e como ele conclui "O inferno são os outros".

9 comentários:

  1. Mesmo que eu não ganhe nada no Top Blog, saber que vcs existem já valeu a jornada. Obrigada Profa Nana.

    ResponderExcluir
  2. nossos filhos tem 23 anos e 21 anos e nós 62 é só fazer as contas...
    Essas foram as únicas vezes que ficamos grávidos...

    ResponderExcluir
  3. Então, a natureza reserva certa sabedoria. QUando a mulher começa a perder a fertilidade, talvez seja porque já exista problemas com a qualidade do sistema reprodutor e aí ela simplesmente não engravida. Quando ocorre a gestação natural nesse período talvez seja porque ainda existam qualidade e potencialidade nos óvulos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita no meu mundo e já votei no Francesco, mas quem poderia resistrir com uma foto tão simpática!

    ResponderExcluir
  5. Querida agradeço sua visita em meu blog e seu voto no top , já votei no seu e confirmei e estou seguindo tbm
    bj e sucesso
    Regina

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas palavras no meu blog.
    Abraços.
    Alessandra

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já votei na família inteira, rsrsrs.
    Também tive um filho (hoje com 9 anos) na mesmíssima situação que a tua 9sou naturalista ao extremo e foi uma surpresa a gravidez.
    Só que agora tenho: dois adultos (22,21, 15 e 9 anos).
    É uma felicidade! Crescemos todos juntos em todos os sentidos.
    Obrigada pela visita em 'Nós Todos Lemos".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo parto e é certo que dará tudo certo.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir