Sigam-me

www.twitter.com/celiaschultz
Qualquer aventura começa quando somos obrigados a descobrirmos quem somos.

Vejam também: www.diariodececilia.blogspot.com

celiaschultz@hotmail.com

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

O enigma da cortisona


Francesco continuava sem sucesso para respirar bem.
Vem um chiado do nariz e ele dorme mal. Dai, fomos em mais um profissional da área da saúde e ele nos receitou um remédio. Inicialmente, parece que resolveu o problema, porém tudo voltava aos poucos..Doravante, essa não foi a má notícia..
No dia da vacinação a minha intuição se aguçou e resolvi levar o medicamento que ele estava tomando e mostrar à atendente do posto de saúde, que, aliás, nada perguntava enquanto observava a ficha do meu garoto, já se preparando para aplicar a dose. Tive uma grande surpresa ao saber que um medicamento que acreditei que não era mais forte que um Amoxil era um corticóide. Para quem não sabe, a cortisona é uma medicação que chamam de "kármica" porque demora consideravelmente para deixar o organismo, um dos problemas é que a criança, sob essa, não pode ser vacinada. Bem, eu só soube porque segui a minha intuição, levei o remédio para perguntar se tinha algum problema e ai a atendente se lembrou de um curso que havia feito no ano passado e que informava que pacientes sob efeito de corticóides não podem tomar vacina. Há um tempo certo para a espera que parece que é de três meses.
"Quando o corticóide (ou corticosteróide, termos técnicos para a “cortisona”) foi descoberto, na década de 30, como droga possível de ser utilizada em pacientes com artrite reumatóide, o “reumatismo”, acreditou-se que a medicina tinha chegado ao ápice, com o poder de proporcionar a cura a aflições muito intensas e prolongadas.(...)Para entender esse processo complicado, precisamos lembrar que nós produzimos nossa própria cortisona diariamente, em doses que variam conforme o horário do dia. Pela manhã, doses maiores são lançadas no sangue e nos mobilizam para o dia que começa. Tecidos e órgãos de várias partes do corpo ficam então “sabendo” que o ritmo é de atividade, ação. Nas situações de stress, quando precisamos de muita energia para resolver problemas, física ou mentalmente, nossa cortisona estará lá, em doses maiores(...)" (1). Resumindo, os corticóides podem ajudar no combate à renites alérgicas, porém, existem consideráveis efeitos colaterais: "Com altos níveis de secreção de cortisol também o sistema imunitário estará mais fraco, devido às atenuação das células inflamatórias. Este efeito aumenta os níveis de produção de glicogénio no fígado e também os níveis de glicemia.(...) Pode também desencadear compulsão alimentar. Uma dieta bem estruturada pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol (...)." (2)
No caso da vacina, os corticóides causam imunossupressão, ou seja, abaixam muito a  imunidade. Assim, é preciso esperar prazos estabelecidos.
Assim, mães: Perguntem o máximo que puderem a múltiplos profissionais (eles estão bem diversificados ultimamente). Perguntem mesmo àqueles que nos considerarem meras donas-de-casa sem cultura. Nunca esperem alguém lhe dar a informação completa sobre algo. Existe um ímpeto dentro de nós que sempre nos fala. Ouçam essa voz. Não se esqueçam, a ciência provavelmente surgiu por causa de uma mãe.

Para ler mais:
1.http://www.tratandoalergia.com.br/2006/conteudo_fiquepordentro.asp?i=147
2 http://www.emforma.net/nutricao/os-efeitos-negativos-do-cortisol/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário