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domingo, 28 de novembro de 2010

A difícil arte de ser feliz começa na infância

Vendo, pelos noticiários tudo o que está ocorrendo no Morro do Alemão no Rio, todos aqueles jovens, fortes e saudáveis, com uma arma, sendo um risco social, pergunto-me:
- Onde começou isso? 
Com certeza, vem uma voz do passado escravocata, dizendo:
- Nós demos a alforria, mas mantivemos a corte nos centros, nos melhores lugares, o resto não sabemos para onde foi. Nós fizemos a República para que nos chamassem de democratas, fizemos até um Cristo de braços abertos, análogo à Estátua da Liberdade, porém, o país é muito grande para haver igualdade.     
- Em que momento da vida, as pessoas podem se tornais cruéis?
Dizem os freudianos que "o pai é o filho", ou seja, o filho herda mais que um gene, ele herda o exemplo e a forma de se viver. Por isso, nos parecemos mais do que pensamos com nossos pais. Assim, a resposta seria:
- Na 1a infância, quando a socialização está a vapor com todo seu potencial. Caso ela não seja bem sucedida por negligência dos adultos responsáveis, os primeiros educadores, os valores éticos  se formam defeituosos.
- A escola pode resolver?
Todas as teorias de Pedagogia responderiam:
- Sim, mas nunca de forma rápida como o desespero de todos nós quer, pois a educação é um processo. É preciso "curar" o pai antes de receitar remédios ao filho e isso é laboro de uma estrutura que não inclui somente a escola..É preciso reconstruir territórios antes inférteis.
- Qual o papel da escola?
Nesse momento, eu gostaria de responder:
- Por todos os tempos as escolas se mostraram propagandistas dos Estados onde se situavam e até hoje são cartesianas. Deveriam ajudar o Ser Humano a ser completo, a ser feliz. Pessoas felizes não saem por ai ameaçando outras com armas. 
O utilitarismo moderno mostra o homem em "partes" e faz com que o homem seja "parte" (geralmente numérica). Uma pessoa não pode ser "trancada" numa sala de aula desde a infância. O espaço da escola deve fazer interferências nas coisas do dia-a-dia e deve ajudar no desenvolvimento de saberes que levem o sujeito a mudar o que pensa ser errado e a se contemplar em sociedade.. Todavia a escola não caminha só, ela precisa estar em conjunto com ONGs, igrejas e demais instituições públicas para poder plantar sementes.
Os pais são os primeiros e mais importantes educadores da vida, a escola é  segunda tutora. Por que não chamar pais e filhos para dentro?
Teorias já existem sobre isso, algumas já estão até em prática, entretanto, o que é preciso com urgência são mais educadores que vejam sua clientela com afetividade.  
Antes de colocar Francesco numa escolinha, procurei, com minha intuição, perceber se o olhar das monitoras continha carinho e paciência.  Essa minha fórmula irá me acompanhar até o momento que eu partir daqui. Ele deverá, antes de qualquer coisa, aprender as habilidades necessárias que têm por finalidade fazê-lo feliz e fazer os demais felizes.

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